sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Volta ao Sul e mudança para a Bahia: NBB é confirmado com 16 equipes


A Liga Nacional de Basquete (LNB) confirmou nesta sexta-feira a inscrição de 16 equipes na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). O número de participantes será o mesmo da temporada 2014/2015. As mudanças foram a saída do Palmeiras, que pediu licença da competição, mantendo apenas as categorias de base, a entrada do Caxias do Sul, campeão da Liga Ouro de 2014, e a transferência do time de Uberlândia para Salvador.

Com o novo cenário, o NBB 2015/2016 voltará a ter um participante da Região Sul do país, o que não acontecia desde 2012/2013. A Bahia será representa pela primeira vez na competição, que passa a ter times de seis estados diferentes e do Distrito Federal.

Marcelinho, Flamengo, NBB (Foto: Fotojump/LNB)Flamengo comemora a conquista da última edição do NBB (Foto: Fotojump/LNB)
 
- A volta do Rio Grande do Sul ao NBB é muito importante. O estado tem uma tradição imensa na modalidade e muitos atletas que hoje disputam o NBB são nascidos e criados por lá. Além disso, a entrada do Caxias valoriza ainda mais a Liga Ouro, já que pelo segundo ano seguido o campeão da Divisão de Acesso seguirá para a elite do basquete brasileiro - disse o diretor técnico da LNB, Vítor Jacob.

Com a saída do Palmeiras, a Liga Sorocabana ganhou uma nova oportunidade de disputar o NBB. A equipe havia sido rebaixada para a Liga Ouro por ter ficado na última posição na temporada 2014/2015. Será o quinto ano seguido na elite do basquete brasileiro.

As demais 13 equipes são as mesmas que disputaram a última edição: Basquete Cearense (CE), Bauru (SP), Brasília (DF), Flamengo (RJ), atual tricampeão, Franca (SP), Limeira (SP), Macaé (RJ), Minas (MG), Mogi (SP), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Rio Claro (SP) e São José (SP).

A LNB fez um convite a Sport Recife e Campo Mourão, segundo e terceiro colocados da última edição da Liga Ouro, respectivamente. As duas equipes preferiram se manter na divisão de acesso. No início da próxima semana, será divulgada a tabela completa da temporada 2015/2016. A competição começará entre o fim do mês de outubro e o início de novembro de 2015 e terminará em junho de 2016.

A fórmula de disputa será a mesma. Os 12 melhores colocados na fase de classificação avançarão aos playoffs. Na temporada 2015/2016, a final voltará a ser disputada em uma série melhor de cinco jogos. O último colocado da fase de classificação estará automaticamente rebaixado para a Liga Ouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário