terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mapa das Curtidas: líder, Flamengo só tem duas cidades do Rio em seu no Top-12

tabela flamengo mapa curtidas (Foto: GloboEsporte.com)"Mengo, estou sempre contigo, somos uma Nação...". O trecho da música cantada pelo torcida do Flamengo nos jogos da equipe reflete o resultado do levantamento feito pelo GloboEsporte.com em parceria com o Facebook. Ao observar o Mapa das Curtidas dos Times do Brasil, a liderança rubro-negra não chega a chamar tanta atenção, por se tratar da maior torcida do país. Porém, salta aos olhos o fato de, entre as 50 cidades que mais curtem o time proporcionalmente, apenas 15 serem do Rio de Janeiro. 

Ou seja: o levantamento reitera a força nacional do Flamengo. Em seu top-12, por exemplo, apenas duas cidades fluminenses aparecem: Conceição de Macabu e Areal. As outras dez se espalham entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

No topo do ranking está o pequeno município de Olho D'Água das Cunhas, no interior do Maranhão, com população de 19 mil pessoas. São 61,2% das curtidas de futebol voltadas à equipe carioca. 

Em segundo vem Curuá, do Pará, com 59,5%, seguido de Lagoa do Mato-MA, Rio Novo do Sul-ES, Cristópolis-BA e Guajará-AM. Somente em sétimo lugar vem Conceição do Macabu, com 55,2%.

Apenas em dois estados brasileiros o Flamengo não lidera nenhum município. São eles Rio Grande do Sul, com o predomínio se dividindo entre Grêmio e Internacional, e São Paulo. 

No geral, englobando as 5.565 cidades brasileiras, o Rubro-Negro lidera em quase metade: são 2.639 municípios com o Fla sendo o mais curtido, representando 47,4% do total.

Entenda o projeto

Carrossel-MAPA-FACEBOOK-TIMES-Flamengo 2 (Foto: infoesporte)
O mapa das curtidas foi desenhado em uma parceria do GloboEsporte.com com o Facebook. O projeto não é uma pesquisa de torcida - e sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social. Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. 

Além disso no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.

Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte.com consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time - de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário