sexta-feira, 13 de novembro de 2015

DNA rubro-negro: 67 times que se basearam no Flamengo na fundação


São 120 anos de uma história repleta de glórias, títulos e exposição da marca Flamengo além das fronteiras brasileiras. Nessas 12 décadas, 67 clubes surgiram pelo planeta aumentando o gosto e a popularização do futebol e do clube carioca. Seja pela similaridade dos escudos, das cores ou do estilo dos uniformes. Até mesmo o nome já foi "clonado". Coreanos, africanos, ingleses, alemães e, lógico, brasileiros, mostram que para disseminar paixão, não basta ter somente o vermelho correndo nas veias, é preciso também misturar o preto.

O rubro negro que inspirou um tricolor

montagem camisa flamengo santa cruz (Foto: Globoesporte.com)O ano era de 1914. A equipe de remo do Flamengo - primeiro esporte do clube - só permitiu a criação do departamento de futebol com algumas ressalvas. Uma delas, era a distinção do uniforme. Desse modo, o rubro-negro da camisa era separado por finas linhas brancas, dando-se o apelido de "camisa Cobra Coral". No mesmo ano, o pernambucano Santa Cruz era fundado em Recife e adotou não só as cores, mas o uniforme e até mesmo o mascote que batizou a camisa da equipe carioca.

- A camisa do Santa Cruz vem em homenagem a antiga camisa do Flamengo, a camisa Cobra Coral. O clube nordestino surgiu na mesma época da camisa - afirmou Bruno Lucena, pesquisador rubro-negro.


Em 1916, com a Primeira Guerra Mundial e o posicionamento brasileiro contrário à Alemanha, o Flamengo retirou as listras brancas - a bandeira do país europeu levava as mesmas cores na época - e passou a jogar com a camisa rubro-negra, como conhecemos nos dias de hoje. Já a equipe do nordeste se manteve tricolor.


Flamengo paranaense?

Fusão entre dois clubes, o Atlético-PR herdou a cor preta do Internacional e a vermelha do América, ex-clubes paranaenses, em 1924. A similaridade com o Flamengo, porém, ficou no escudo e no uniforme. Até o final da década de 80, as únicas diferenças no escudo eram as letras que ficavam no canto superior esquerdo, no fundo preto. Em 1988, o clube adotou as listras verticais, e em 1997 foi desenhado o escudo atual. Coincidência ou não, é possível encontrar, circulando pela internet, publicações antigas afirmando que foi uma homenagem ao clube carioca. Essa versão da história costuma ser negada pelos atleticanos. Confira abaixo a evolução das duas camisas até o ano de 2013.

camisas-atletico-PR_03 (Foto: Infoesporte) 
As primeiras camisas, a mudança do Atlético-PR nos anos 80 e como elas são hoje  (Foto: Arte Esporte)

Escudos quase iguais

Com o futebol carioca aos olhos de todo o país nas décadas de 10 e 20, os títulos estaduais seguidos do Flamengo na década de 40, além das conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes na década de 80, a visibilidade aumentou dentro e fora do país. Esses foram alguns dos fatores que fizeram com que clubes baseassem a sua identidade visual na do Rubro-Negro mais famoso do Brasil.




tabela1a (Foto: infoesporte)
tabela2a (Foto: infoesporte)


Uniformes rubro-negros

Anos antes de a Alemanha divulgar seu uniforme rubro-negro inspirado no Flamengo para a Copa do Mundo de 2014, clubes brasileiros e até um sul-coreano prestaram a homenagem ao clube da Gávea. Em terras tupiniquins, os fundadores do Atlético-GO, em 1937, resolveram adotar não só as cores, mas o uniforme semelhante. Dois anos depois, em 1939, foi a vez do Moto Club, do Maranhão. Após a criação do departamento de futebol, o time trocou o verde e branco pelo vermelho e preto, com as listras horizontais na camisa.

E fora do país... Na Coreia do Sul, o Pohang Steelers também tem suas cores e vestimentas similares ao Fla. Em 2009, o brasileiro Sérgio Farias, técnico do time na época, confirmou a inspiração no time de 1981, campeão do mundo, na Ásia.

montagem camisas Moto Club, Pohang Steelers - Coreia do Sul e Alemanha (Foto: Globoesporte.com) 
Camisas do Moto Club (esq.), Pohang Steelers (meio) e da Alemanha (dir.): inspiração no Fla (Foto: Arte Esporte)

Clubes com mesmos nomes

Ainda não acabou. Fora os já citados acima, o GloboEsporte.com achou mais 31 clubes com o mesmo nome do Flamengo original. Alguns já estão extintos, mas a homenagem feita não passou em branco. Confira a lista abaixo:

1 - Flamengo Esporte Clube - PR
2 - Bromley Flamengo FC - Ingaterra
3 - SEC Flamengo - São Valentim - RS
4 - Sociedade Beneficente Cultural e Recreativa Flamengo - RS
5 - Sociedade Esportiva E Recreativa Flamengo De Flores Da Cunha Rs
6 - Flamengo de Caxias do Sul - RS
7 - Flamengo Esporte Clube de Arcoverde
8 - Clube Escolinha de Futebol Flamengo
9 - Flamengo Esporte Clube – Ribeirão das Neves/MG
10 - Flamengo Rondonópolis - MT
11 - Flamenguinho de Porto da Lama - Campos/RJ
12 - Sociedad Deportiva Flamengo - Equador
13 - Associação Atlética Flamenguinho do Guamá - Pará
14 - Club Atlético Flamengo - Peru
15 - Flamengo de Chiclayo - Peru
16 - Sociedad Deportiva Flamengo, Latacunga, Equador
17 - Flamengo de Pefine - Guiné-Bissau
18 - Club Atlético Flamengo - Peru
19 - Flamengo de Chiclayo - Peru
20 - União Flamengo Santos FC - Botswana
21 - Flamengo de Pefine - Guiné-Bissau
22 - Flamengo de Ngagara - Burundi
23 - Clube Escolinha de Futebol Flamengo - Alegrete, RS
24 - Clube Esportivo Flamengo de Guanambi - BA
25 - Esporte Clube Flamengo de Segredo - RS
26 - Associação Esporte Clube Flamengo de Vila Tamandua - RS
27 - Flamengo de Santo Cristo - RS
28 - Vasmengo - Rondonia
29 - Flamenguingo - RO
30 - Flamengo Foot-Ball Club - CE
31 -  A.A. Flamengo de Varginha - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário