domingo, 15 de novembro de 2015

Do azul e ouro para o rubro-negro: a troca que conquistou o mundo


O dia era o 17 de novembro de 1895. O casarão de Nestor de Barros, primeiro secretário da história rubro-negra, na Praia do Flamengo número 22, recebia naquela noite 18 homens que tinham uma missão: fundar o Grupo de Regatas do Flamengo. O "Grupo" que acabou virando "Clube" tempo depois. A data oficial de fundação ficou para dois dias antes, 15 de novembro. A ideia da primeira diretoria era que no aniversário do clube sempre fosse feriado nacional, uma vez que, na mesma data, se comemora a Proclamação da República. Também ficou decidido que as cores oficiais seriam o azul, do céu da Guanabara, e o ouro, simbolizando as riquezas brasileiras, com grossas listras horizontais na camisa.

Ainda somente como clube de regatas, pouco mais de um ano após a sua fundação, uma das mudanças mais significativas aconteceu na assembleia do dia 23 de novembro de 1896: sai o "ourazul" e entra o rubro-negro. O tesoureiro da época, Felisberto Laport, percebeu que os uniformes nas cores originais vinham da Inglaterra. Além dos preços elevados devido a importação, o azul e dourado desbotavam com muita facilidade devido à luz do sol e à salinidade da água da Baía de Guanabara.

Mas havia um outro motivo: Com suas cores primárias, o Flamengo jamais venceu uma regata, na época, dominadas pelo Botafogo. Não conquistava nada além de repetidos terceiros lugares. Tais resultados fizeram com que recém fundado grupo levasse a fama de "Clube de Bronze". Como é possível ver em uma ata de reunião da época, cedida pelo Patrimônio Histórico do clube, que faz o trabalho de recuperação e restauração de documentos, troféus, uniformes e tudo que diz respeito a história do Rubro-Negro.

Trecho da ata de reunião do Flamengo explicando a troca das cores do uniforme (Foto: Reprodução / Patrimônio Histórico do Flamengo) 
Trecho da ata de reunião do Flamengo explicando a troca das cores do uniforme (Foto: Reprodução / Patrimônio Histórico do Flamengo)


"... Como as primeira camisas desbotavam muito, foram alterados os Estatutos para substituir as cores por vermelho e preto e alterar o nome para "Club de Regatas do Flamengo".
O nosso Club era chamado o "Club de Bronze", porque não havia conseguido um 1° lugar; somente ganhava medalhas daquele metal...."



Montagem Bandeira Flamengo (Foto: Editoria de arte)



O estatuto precisou ser alterado após as alterações de cores e, por consequência, bandeira, escudo e uniforme.



A bandeira, ficou com as mesmas 12 listras horizontais, intercaladas em cores preta e vermelha. Das duas âncoras, restou uma. Foram adicionados remos e as iniciais do clube: CRF.




Montagem Bandeira Flamengo (Foto: Editoria de arte)


Nestor de Barros foi quem sugeriu a mudança para vermelho e preto, afirmando que as novas cores trariam mais sorte ao Flamengo, que tinha o sentimento de que as medalhas de bronze ficariam para trás e que as conquistas de ouro se tornariam mais frequentes para o, agora, clube. Ele estava certo. Com o passar dos anos, o Rubro-Negro venceu competições de remo e, com a chegada do futebol, coleciona títulos estaduais, nacionais, continental, além de conquistar e pintar o mundo de vermelho e preto em 1981.

Com as novas cores, o Flamengo conquistou títulos expressivos. No detalhe, a camisa de Doval  (Foto: Matheus Frigols / GloboEsporte.com) 
Com as novas cores, o Flamengo conquistou títulos expressivos. No detalhe, a camisa de Doval (Foto: Matheus Frigols / GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário