quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CBF autoriza a Primeira Liga e participação de clubes cariocas



#JuntosPelaPrimeiraLiga (Foto: Primeira Liga)A CBF autorizou nesta quinta-feira a realização da Primeira Liga em 2016. A nova resolução foi publicada no site da entidade, que permite a realização de todos os jogos da Liga, em caráter amistoso. A Federação de Futebol do Rio (Ferj) confirmou a autorização para a participação dos seus filiados, Flamengo e Fluminense, na competição, em outra resolução em seu site. A autorização acontece dias depois de a CBF ter publicado outra resolução determinando que só permitiria a realização de amistosos até o dia 30 de janeiro.

Consultado, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, explicou:

- Nós temos um patrimônio muito importante que é o campeonato de 2017. Então quisemos construir um bom relacionamento desde agora para preservar esse tesouro que será a Primeira Liga no ano que vem.

Feldman negou que a entidade tenha mudado de posição.

- As pessoas dizem que a CBF muda de ideia, mas a verdade é que desde a primeira reunião, ainda com o Marco Polo aqui, nós autorizamos a realização da Liga.

Movimento pedia a autorização da competição em 2016 #JuntosPelaPrimeiraLiga (Foto: Primeira Liga)



Questionado sobre qual seria a reação da Ferj, Feldman respondeu:

- Nós conversamos com todos os presidentes das federações. Inclusive o Rubens [Lopes, da Ferj], com quem conversamos 12 vezes para tentarmos encontrar um caminho. Até que chegamos a um consenso. A vida é assim.

O Fluminense se limitou a dizer através de assessoria que considera a medida "positiva". Diretor-executivo do Flamengo e da Primeira Liga, Fred Luz também afirmou que é uma decisão acertada da CBF e que a ideia sempre foi trabalhar em harmonia.

- A CBF ao longo desse tempo todo nunca foi opositora radical à realização da Liga.

Ficamos felizes com essa decisão. Nossa ideia sempre foi trabalhar em harmonia, é o melhor caminho, o que sempre buscamos. Por outro lado os clubes desejam sim ter calendário melhor no primeiro quadrimestre. Melhor esportivamente, melhor comercialmente, o que não necessariamente exclui os estaduais. Não tem esse conflito. A Copa do Nordeste é a inspiração para a Liga Sul-Minas-Rio, eles harmonizaram a competição com os estaduais. É uma decisão acertada da CBF, os clubes têm que participar e ser mais ouvidos.

Eduardo Carlezzo, diretor jurídico da Primeira Liga, festejou a vitória após meses de negociações:

- Os clubes tiveram hoje a maior vitória da história do futebol brasileiro. O futebol venceu!

O presidente do Internacional, Vitorio Piffero, também comemorou:

- A CBF pensou nos clubes. Isso é muito positivo. Nunca pedimos o conflito. Nem a CBF queria. Que bom que a coisa se resolveu, como estava previsto. São jogos preparatórios para o calendário do ano que vem.

* Colaboraram Edgard Maciel de Sá, Tomas Hammes e Raphael Zarko

Confira a íntegra das resoluções da CBF e da Ferj publicadas nesta quinta-feira:

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA

RDI Nº 02/2016

O Presidente e a Diretoria da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

CONSIDERANDO a Resolução da Diretoria nº 001/2016 que convoca todos os protagonistas envolvidos na Copa Sul Minas Rio, a fim de deliberar sobre a realização da referida competição e sua inclusão no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, facultando a disputa, durante a pré-temporada de 2016, de jogos amistosos;

CONSIDERANDO o pleito dos clubes disputantes da Copa Sul Minas Rio para que fossem permitidos jogos amistosos adicionais, além do período de pré-temporada, com o compromisso que estes (a) não conflitem com as datas dos campeonatos oficiais do calendário do futebol brasileiro (b) respeitem o ordenamento jurídico que rege as competições, em especial a Lei 10.671/03 (“Estatuto de Defesa do Torcedor”) e (c) observem os intervalos mínimos entre partidas de um mesmo clube, de acordo com as normas vigentes;

CONSIDERANDO o contínuo interesse da CBF em harmonizar o futebol brasileiro, reduzindo distâncias e promovendo a sintonia e a convergência, além do desenvolvimento de competições de relevante qualidade técnica e forte apelo comercial;

CONSIDERANDO a concordância de todas as Federações que jogos amistosos realizados nas condições estabelecidas no item (ii) não trarão prejuízo aos campeonatos estaduais em 2016;

RESOLVEM:

Aprovar, com a devida anuência das Federações estaduais envolvidas, a realização de jogos amistosos entre os clubes participantes, no ano de 2016, sem prejuízo da observância das leis, regulamentos e estatutos aplicáveis. A CBF, em parceria com as federações e os clubes, será a responsável por adequar a tabela da competição ao calendário do futebol brasileiro e fornecerá o suporte necessário através de seus órgãos técnicos para a devida oficialização da Copa Sul Minas Rio em 2017.

Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no site da CBF.

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2016.


2016---Participação-de-Clubes-da-Série-A-em-Jogos-Amistosos-(1) (Foto: infoesporte) 

(Foto: infoesporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário