quinta-feira, 30 de junho de 2016

Euforia e "invasão": Bombeiros apuram superlotação em Flamengo x Inter

Na vitória do Flamengo sobre o Internacional por 1 a 0, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016, o Kleber Andrade, em Cariacica, recebeu um grande público. A empolgação da torcida rubro-negra capixaba chamou a atenção, principalmente se comparada aos públicos de Brasília e Volta Redonda, locais escolhidos como sedes rubro-negras na competição até a reabertura do Maracanã. Porém, em meio à festa, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo levantou a suspeita que o estádio possa ter recebido um número de espectadores acima do permitido, o que pode caracterizar uma superlotação. A corporação promete abrir uma investigação, e as catracas do Klebão serão analisadas em busca de irregularidades.

O público divulgado oficialmente, e que inclusive foi anunciado no sistema de som do estádio, foi de 21 mil pessoas (número cravado), mas no visual já se percebia que poderia haver uma quantidade um pouco maior de torcedores, por conta de pessoas localizadas em barrancos e em cima da laje das rampas de acesso às arquibancadas. De acordo com o capitão Sávio, do Corpo de Bombeiros, a empresa organizadora da partida pode sofrer sanções. Segundo sua avaliação visual, pode ter havido, sim, um excesso de público na partida. Análises cuidadosas vão comprovar ou não essa suspeita inicial.

- A gente vai verificar dentro dos mecanismos de controle de público. Existem as catracas, e os nossos fiscais vão avaliar. Mas pelo que a gente está percebendo aqui foi extrapolado o público. A empresa que está produzindo o evento é provável que receba uma notificação, porque as pessoas nesse caso estão em risco pelo excesso de público. (Mais gente do que a carga de ingressos vendida) Pelo que a gente está observando, sim. São poucos os locais que faltam para as pessoas sentarem, e locais onde as pessoas não deveriam estar e estão, locais sujeitos a riscos. Nesse caso a gente notifica a empresa, ela tem toda a defesa, mas a punição é multa prevista na nossa legislação - disse o Capitão Sávio à TV Gazeta.

Corpo de Bombeiros do ES vai abrir investigação sobre superlotação no Kleber Andrade (Foto: Guilherme Ferrari/A Gazeta) 
Corpo de Bombeiros do ES vai abrir investigação sobre superlotação no Kleber Andrade (Foto: Guilherme Ferrari/A Gazeta)

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, uma possível interdição do Estádio Kleber Andrade não está descartada e também pode acontecer, mas num processo mais longo. Numa análise apenas visual, o Capitão Sávio avaliou que o público pode ter sido excedido em mais de mil pessoas em relação à quantidade que foi divulgada de forma oficial.

- A empresa que está realizando o evento vai receber a devida sanção. A questão da interdição é um processo mais longo, que uma comissão avalia essa situação, se deve ou não deve o estádio ser interditado. Pelo que estamos vendo, a capacidade está acima. A capacidade máxima do estádio é de 21 mil e 500 pessoas, em torno disso. Pelo que a gente está vendo deve ter ultrapassado em torno de mil e quinhentas pessoas, mas isso é estimativa. A gente tem que olhar todas as catracas e verificar porque essas pessoas estão em locais indevidos, até porque todos os acessos radiais, que são saídas de emergência, foram ocupados, e isso não pode - finalizou o Capitão Sávio.

Há de se ressaltar que o público capixaba foi bem mais vibrante que as torcidas que foram nos jogos do Flamengo em Brasília e em Volta Redonda. A última partida dos cariocas no Espírito Santo havia sido no dia 17 de fevereiro, quando o Fla venceu o América-MG por 1 a 0, pela Primeira Liga. O resultado positivo no campo somado à empolgação vinda das arquibancadas surpreendeu dirigentes e jogadores rubro-negros, que passaram a olhar o Espírito Santo com mais carinho. Vale lembrar que essa partida apenas ocorreu em Cariacica porque o Flamengo precisou cumprir uma punição relativa a uma briga de suas torcidas organizadas com as do Palmeiras em partida realizada em Brasília. Inicialmente o jogo contra o Inter seria em Volta Redonda, onde a média de público é de 4 mil pessoas e as rendas são deficitárias.

De qualquer forma, não é a primeira vez que há a suspeita de superlotação no Estádio Kleber Andrade, pois na vitória do Vasco sobre o Boavista, pelo Campeonato Carioca, em março deste ano, haviam torcedores em locais proibidos, da mesma forma que neste jogo entre Flamengo e Internacional. Na época, foi divulgado que o público oficial de Boavista 0 x 1 vasco sanitário foi de 18 mil presentes, também um número cravado.

A Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport) informou ao Gazeta Esportes que a responsabilidade pela segurança no estádio fica por conta da empresa que organiza o evento. A reportagem do GloboEsporte.com tentou contato via telefone com a empresa que produziu o jogo até a publicação dessa reportagem, mas não obteve sucesso. A carga total foi de 21 mil ingressos vendidos, que se esgotou ainda na noite de terça-feira, um dia antes da partida. Já a renda foi de R$ 1.089.180. 

Ainda de acordo com Fernando Barros, administrador do Estádio Kleber Andrade, as pessoas se encontravam nos barrancos por conta da falta de visibilidade das cadeiras que ficam mais próximas ao gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário