sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Por causa da união da fúria(Botafogo) e força jovem do vasco, para brigar com a torcida do Flamengo, ficou decidido: por determinação da Justiça, clássicos no RJ terão torcida única

 Por determinação da Justiça, clássicos no RJ terão torcida única

Após cenas de violência antes da partida entre Botafogo e Flamengo, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, os clássicos entre clubes do Rio de Janeiro passarão a ter torcida única. O juiz Guilherme Schiling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio, tomou a decisão nesta sexta-feira, em caráter liminar. 

Entorno Engenhão Botafogo x Flamengo (Foto: Marcelo Baltar) 
Registro de confusão nos arredores do Nilton Santos: clássicos terão torcida única no Rio de Janeiro (Foto: Marcelo Baltar)


O próximo clássico previsto no Estadual será na semifinal da Taça Guanabara, no dia 25 de fevereiro. De acordo com o regulamento do Campeonato Carioca, o mando de campo das semifinais da Taça Guanabara (disputadas em jogo único) são do time de melhor campanha de cada grupo na fase de classificação. O mesmo vale para a Taça Rio. Em relação às finais de cada turno, o regulamento explica que o mando de campo se dará por sorteio.

Para evitar conflitos, apenas torcedores dos clubes com o mando de campo poderão ter acesso ao estádio. A Federação será obrigada a se adequar, com risco de multa de R$ 30 mil por dia em caso de descumprimento da medida judicial. 

Na ação do Ministério Público do Rio ainda consta o pedido de proibição de distribuição de ingressos para torcidas organizadas. Os quatro grandes clubes, que já haviam opinado nesta quinta-feira, também se posicionaram após a notícia. Flamengo, Fluminense e Vasco foram contrários; o presidente do clube de São Januário ainda afirmou que não terá jogo caso a determinação siga em vigor. 

Confira o posicionamento dos clubes após a determinação:
 
Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo
O Flamengo é totalmente contrário à implantação da torcida única nos estádios, porque entende que a medida não resolveria o problema da violência. Já vimos conflitos entre torcidas do mesmo time e conflitos entre torcidas em locais muito distantes do estádios. Nós defendemos a punição exemplar dos criminosos na pessoa física e a proibição do comparecimento desses desordeiros travestidos de torcedores aos estádios. Quanto à medida judicial de hoje, não nos resta outra atitude senão à de cumpri-la. Quando o Flamengo for notificado, avaliará a possibilidade de interpor um recurso,

Nota oficial do Fluminense
O Fluminense Football Club é contra a decisão da Justiça que determina torcida única em clássicos do Rio de Janeiro. A instituição sempre tratou os seus rivais como adversários, jamais como inimigos, e lamenta o fato de o show protagonizado nas arquibancadas estar cada vez mais comprometido. A torcida tricolor já proporcionou lindas festas ao longo dos últimos anos e elas ficam ainda melhores quando há coirmãos ao lado. Esperamos que a medida não seja definitiva e que o bom senso prevaleça, pois quem sai perdendo nessa situação é o verdadeiro torcedor.

Eurico Miranda, presidente do vasco
Eu só quero saber uma coisa: que torcida vai para o jogo de definição? Quem vai determinar que é jogo de torcida única? Se tiver torcida única na final, não tem jogo, o Vasco não vai jogar, porque não há juiz que determine algo assim, está acima de qualquer raciocínio lógico. Tem uma coisa chamada raciocínio lógico. Não há como você cumprir essa determinação. Não quero nem entrar no mérito se é interessante ou não, isso é outra discussão, mas é algo que não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário