quarta-feira, 1 de março de 2017

Olho no rival: San Lorenzo perdeu peças-chave e só jogou amistosos


O Flamengo está a uma semana de estrear na sua principal competição da temporada. O primeiro desafio pelo Grupo 4 na Libertadores será diante do San Lorenzo: um rival argentino com tradição e que foi campeão há três anos do torneio. Em uma chave considerada difícil, que também conta com Universidad Católica (Chile) e Atlético-PR, o Rubro-Negro sabe da importância de começar sua campanha com vitória. Não por acaso trabalhou para viabilizar a partida no Maracanã, na próxima quarta-feira.


O que esperar do rival no pontapé inicial do torneio? O GloboEsporte.com apresenta informações sobre o elenco e o momento atual do San Lorenzo e mostra o que Zé Ricardo e seus comandados terão pela frente:

San Lorenzo Union Santa Fe (Foto: Divulgação/San Lorenzo) 
San Lorenzo foi vice-campeão argentino em 2016 (Foto: Divulgação/San Lorenzo)


Falta de testes e só amistosos no ano
Se do lado da equipe brasileira houve preocupação em descansar o elenco em determinado momento, para o adversário o receio é o oposto: por conta de problemas na organização do futebol argentino, o San Lorenzo jogou apenas seis jogos em 2017: todos amistosos. O tema preocupa o técnico Diego Aguirre (ex-Atlético-MG e Internacional), que recentemente citou o número de partidas que vinham sendo realizadas pelo Flamengo para apontar sua preocupação para o confronto da próxima semana.

Diego Aguirre San Lorenzo (Foto:  REUTERS/Enrique Marcarian) 
Diego Aguirre trabalhou no Inter e no Galo no futebol brasileiro recentemente (Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)
Existe a possibilidade de a equipe realizar o primeiro jogo oficial na sexta, diante do Belgrano de Córdoba, em sua casa. Mas ainda não é uma possibilidade 100% confirmada. O último jogo oficial foi em dezembro.

Pré-temporada começou junto com a do Fla
Assim como o Rubro-Negro, o elenco o San Lorenzo iniciou sua pré-temporada no dia 11 de janeiro. Os amistosos disputados até aqui foram diante de Estudiantes, Boca (ambos em um triangular em Mar Del Plata), Independiente, FC Dallas, Talleres de Córdoba, Argentinos Juniors e Gimnasia La Plata.  Foram duas vitórias, três derrotas e dois empates.

Nos dois primeiros amistosos, dois destaques do time se machucaram. Fernando Belluschi e Néstor Ortigoza chegaram a ser poupados. O primeiro voltou a treinar na semana passada e jogou um tempo no sábado, na derrota para o Gimnasia. Ortigoza, por sua vez, voltou no mesmo período e já atuou como titular.  A única dúvida do elenco que persiste é o atacante Ezequiel Cerutti, que também se lesionou e ainda será avaliado.

Fernando Belluschi San Lorenzo (Foto: AFP) Fernando Belluschi é o homem a ser marcado pelo Flamengo (Foto: AFP)

Quem é o destaque?
Fernando Belluschi é apontado como o destaque do plantel do San Lorenzo na temporada. O meia de 33 anos é experiente, com passagens pela Europa em países como Portugal e Itália. Chegou a ser convocado para defender a seleção argentina nas eliminatórias para a Copa do Mundo, no ano passado. Marcou nove gols no ano passado, é destaque na criação e referência atual.

Baixas importantes na temporada
A equipe do San Lorenzo que foi vice-campeã argentina em 2016 - e conseguiu a vaga para a Libertadores - perdeu peças consideradas importantes. Enquanto o Flamengo do técnico Zé Ricardo manteve sua base, o time de Diego Aguirre perdeu o lateral esquerdo Emmanuel Mas (que vem sendo titular na seleção do país e está no Trabzonspor-TUR), o meia Sebastián Blanco (Portland Timbers-EUA) e Martín Cauteruccio, que foi goleador do último semestre e está no Cruz Azul, do México.

Porém, contratou, nesta última terça-feira, o atacante Bergessio, de 32 anos e que é ídolo do clube. Ele estava no futebol italiano, mas ainda não tem estreia confirmada.

Ponto fraco pode ser a defesa, criação é reforçada
 Quem acompanha de perto o primeiro rival do Flamengo na Libertadores 2017 aponta como preocupação do treinador a defesa. Sobretudo com a saída de Emmanuel Mas. Desde então, Aguirre vem apostando em jovens como Lautaro Montoya e Gabriel Rojas.

- Mas agora com a volta de Belluschi, a contratação de Ruben Botta e a qualidade de Ortigoza, San Lorenzo tem grandes criadores de jogo. A volta de Belluschi pode trazer de volta o futebol que faltou nos amistosos - analisou a jornalista Giuliana Pasquali, do Diário ''Olé'', que acompanha a cobertura do San Lorenzo.

Romagnoli; San Lorenzo (Foto: Divulgação/San Lorenzo) 
O veterano Romagnoli continua no elenco do San Lorenzo (Foto: Divulgação/San Lorenzo)

Quem resta do time que foi campeão da Libertadores 2014?
 A base titular atual do San Lorenzo é formado por: Sebastián Torrico; Paulo Díaz, Marcos Angeleri, Matías Caruzzo, Lautaro Montoya; Franco Mussis, Néstor Ortigoza; Fernando Belluschi, Bautista Merlini, Rubén Botta; Nicolás Blandi.

Apenas o goleiro Torrico, o meia paraguaio Ortigoza e o atacante Blandi estavam no elenco campeão da Libertadores 2014. Além deles, o grupo conta com os veteranos Juan Mercier e Romagnoli, que também levantaram a taça há quase três anos.

Antes do San Lorenzo, no entanto, o Flamengo terá um importante desafio pelo Campeonato Carioca. Depois de eliminar o Vasco no sábado, a equipe disputa a final da Taça Guanabara diante do Fluminense, no domingo.

Banner_Flamengo_690 (Foto: Divulgação)

Sinta o orgulho de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens - clique aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário