quarta-feira, 31 de maio de 2017

Rápido, marcador e decisivo: Geuvânio pode resolver problema do Flamengo



Não espere um craque, torcedor do Flamengo. Mas pode esperar um jogador que não costuma decepcionar, ajuda na marcação do começo ao fim dos jogos e ainda protagoniza lances bonitos no ataque, sendo decisivo. Esse é Geuvânio, um dos alvos do Rubro-Negro para o restante da temporada. Aos 25 anos, o atacante está no Tianjin Quanjian, da China, e seria liberado por empréstimo para voltar ao Brasil, já que ainda tem mais dois anos de contrato. 

Geuvânio é revelação das categorias de base do Santos. Ainda garoto, o hoje atacante atuava na lateral-esquerda, era muito magro e rápido. Até por isso, ganhou o apelido de "Caveirinha". Ainda no sub-20, porém, foi "promovido" ao ataque justamente por ser bastante habilidoso e gostar de chegar à frente com frequência - não era, porém, daqueles laterais que não sabem marcar. No começo, sob comando do técnico Claudinei Oliveira, seguiu atuando pelo mesmo lado, apesar do novo setor. 

Entre idas e vindas, Geuvânio demorou a se firmar no profissional do Santos. Apesar de ter tido as primeiras chances em 2012, o então garoto só ganhou a vaga de titular no fim de 2013, justamente com Claudinei, promovido interinamente ao comando da equipe. Ciente do talento do atacante, o técnico o utilizou na reta final do Campeonato Brasileiro - muito por causa da falta de opções, e já pela direita. 


No ano seguinte, Geuvânio se firmou como titular e não saiu mais do time. Com Gabigol e Leandro Damião, formou o ataque do Santos que rotulou o time comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira como "Oswaldia e Alegria". A partir daí, o agora alvo do Flamengo começou a "colocar as asinhas de fora". 

Como já dito, não espere um craque, flamenguista. Mas Geuvânio dificilmente decepcionava a torcida santista - nunca foi vaiado ou teve a titularidade colocada em dúvida. Comprometido com a defesa e constantemente elogiado por seus treinadores por causa disso, o atacante tem características raras: apesar de rápido, como Berrío, por exemplo, é muito habilidoso, bom finalizador e garçom.
– A volta do Geuvânio é fundamental. O encaixe com a equipe é perfeito. Com ele, o Santos ganha muito. Será novamente uma presença importante, em um jogo que pode nos dar um novo momento no campeonato – disse o técnico Dorival Júnior, no fim de 2015, quando Geuvânio voltou de lesão.
Enquanto o atacante colombiano peca muitas vezes com as bolas nos pés e se destaca pela velocidade sem ela, Geuvânio costuma protagonizar lances decisivos carregando a bola e acertando chutes de fora da área. Além disso, se destaca pela visão de jogo apurada que consagrou Ricardo Oliveira, Robinho, Gabigol e companhia muitas vezes no ataque santista. 

Uma jogada característica de Geuvânio, quando atuava pela direita, era cortar para o meio e finalizar, já que é canhoto. Com o tempo, desenvolveu seu drible e começou a confundir a marcação com cortes para a linha de fundo e cruzamentos. 

Por isso, pode resolver um problema para o técnico Zé Ricardo, já que Gabriel e Mancuello, as outras opções pela direita além de Berrío, não têm agradado. O lateral-direito Rodinei, por causa de lesões dos concorrentes e opção do treinador, já foi improvisado no setor. 

 Em contrapartida, uma das deficiências de Geuvânio é a oscilação. Às vezes, ainda no Santos, talvez pela pouca idade, o jogador ficava apagado em momentos importantes. Na final do Campeonato Paulista de 2015, por exemplo, foi alertado por Robinho várias vezes por causa de falta de atenção na Vila Belmiro. Pouco depois, foi expulso (injustamente) por se envolver em polêmica com Dudu, do Palmeiras. Mas eram raros os momentos ruins. 

O único momento em que perdeu a vaga no time titular do Santos foi no fim de 2015, por lesão. Quando se recuperou, encontrou Marquinhos Gabriel em ótima fase e dono da posição. Por isso, teve de ficar no banco de reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário