segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

De volta ao Flamengo após empréstimo, Ronaldo quer espaço: ''Paquetá é exemplo''

Ronaldo em seu último jogo pelo Flamengo, em maio de 2017,  (Foto: Gilvan de Souza )Promessa da base rubro-negra, Ronaldo foi um dos que teve menos oportunidades com a camisa do Flamengo em 2017. Não por acaso foi emprestado, no meio do ano, para o Atlético-GO. A intenção da diretoria era que o volante voltasse na próxima temporada mais maduro para buscar seu espaço. 

Após o período em Goiânia, o volante de 21 anos volta ao Rio de Janeiro inspirado no espaço encontrado por seus amigos da base sob o comando de Reinaldo Rueda. Paquetá é o maior exemplo. 

- Paquetá serve como exemplo. Acompanhei os momentos em que ele não jogava, e terminou como peça-chave. Isso foi essencial para ele esse ano. Óbvio que quero isso para mim. Só que tem que vir com muito trabalho e dedicação - disse Ronaldo. 

 No Flamengo de 2017, Ronaldo tinha concorrência forte no elenco. Em sua posição, o clube contava com quatro jogadores experientes e que já foram titulares em algum momento em 2017: Willian Arão, Cuéllar, Márcio Araújo e Rômulo. O departamento de futebol emprestou o jogador somente até o fim do ano sob a justificativa de que o volante está nos planos para a próxima temporada. 

- Foram meses muito importantes, ganhei muita experiência jogando contra jogadores de nível alto. Os melhores do Brasil. Acho que o objetivo de conseguir voltar com mais bagagem foi alcançado. Volto um Ronaldo muito mais maduro, que aprendeu muito e que está disposto a crescer cada vez mais. Porque o futebol exige isso hoje. 


Veja mais trechos da entrevista de Ronaldo ao GloboEsporte.com
 
- Rueda e expectativa para 2018
Não cheguei a conversar com ele depois da minha saída por empréstimo. E minha expectativa é que eu possa ter muito mais oportunidades. Tenho em mente ser titular do Flamengo esse ano, claro que com muito respeito, humildade e trabalho. Sempre enxergando a qualidade do grupo e dos jogadores da minha posição, mas consciente do que posso fazer. 

- Apoio e xodó da torcida
Fico muito feliz por tudo isso. Por esse reconhecimento da torcida, por esse carinho. Isso nós dá confiança para poder o trabalho dentro de campo. Espero que possa retribuir com bons jogos, vitórias e títulos. 
 
- Poucas chances em 2017
- Esperava sim ter tido mais chances. Mas, infelizmente, não acontece. Faz parte. Só que agora penso que ganhei uma boa experiência e já me vejo pronto para as oportunidades que vierem. 

- Oportunidades para os amigos Vizeu e Paquetá
- São meus amigos, sempre estou falando com eles, torcendo. Fiquei muito feliz pelo crescimento deles no segundo semestre. Espero que junto deles posso, em 2018, fazendo disso para melhor. Ajudando o Flamengo a conquistar seus objetivos. 
 
- Aproveitamento da base por Rueda
Ele deu oportunidade para os meninos. No meu ponto de vista, todos aproveitaram bem os momentos que tiveram. Isso é importante. Porque é uma característica do Flamengo aproveitar os jogadores feitos em casa. 

- Origem: meia e até lateral
Cheguei na base do Flamengo como meia-atacante. Vindo do Paulista de Jundiaí, para o sub-17. Depois fui recuado após um jogo em que foi preciso e fui bem na lateral direita. Isso ajudou porque aprendi marcação. Até então joguei no sub-20 assim. Só que depois da chegada do Zé Ricardo tive uma conversa dizendo que me sentia bem no meio de campo. Aí voltei para a vontade. Juntando a qualidade de meia e a marcação de lateral. Foi essencial.

Jogos de Ronaldo pelo Flamengo em 2017

Flamengo 0 x 0 Atlético-GO (Copa do Brasil) - 10/5 - titular e jogou 90 minutos
Flamengo 0 x 0 Vasco (Taça Rio) - 8/4 - substituiu Rodinei aos 29 do segundo tempo
Flamengo 1 x 1 Volta Redonda (Taça Rio) - 29/3 - titular e jogou 90 minutos
Flamengo 5 x 1 Portuguesa (Taça Rio) - 11/3 - substituiu Márcio Araújo aos 16 do segundo tempo
Flamengo 0 x 0 Ceará (Primeira Liga) - 22/2 - substituiu Gabriel aos 42 do segundo tempo
Flamengo 1 x 2 Vila Nova (amistoso) - 21/1 - substituiu Cafu aos 35 do segundo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário